terça-feira, 29 de março de 2011

Aterro Sanitário

Aterro Sanitário: Aterro Sanitário é onde se joga o lixo pùblico.
  1. O aterro nasce a apartir de uma ecavação para verificas as condições do buraco.O buraco não pode ficar menos de 2 metros do lençou freatico.
  2. Tratores compactm o solo e depois disso é colocada uma manta de polietieno de alta densidade,em cima da manta é colocada uma camada de pedra britada,por onde passam os liquidos e gases liberados pelo lixo.De 5 em 5 metros e colocada uma camada de impermeabilização.
  3. Para drenar o chorume a cada 20 metros são construidas calhas que levam o chorume para as lagoas de acumulação.
  4. O cinturão verde é um monte de arvores que ficam em volta do aterro para que ningum joge lixo ou entre enganado no aterro.
  5. Os lixos soltam gases e esses são captados por canos cheios de furos verticais, são levados até a superficie da do aterro.Ao contato com o ar o metano pega fogo.
  6. Cada camada do aterro possui 5 metros sendo que 1 metro é tera, manta de polietieno e britas e 4 metros é de lixo.
  7. O chorume é levado as lagoas de acumulação onde são tratadas e levadas ao esgoto.
  8. Existem balanças que medem a quantidade de lixo que cada caminhao carrega.
  9. Existe também a área que monitora o aterro, la controlam e determinam o tempo do trabalho e também fazem encomebda de novos aterros.
  10. Quando o aterro esgota tem de ser fechado.Geralmente se tornam áreas de preservação.Por causa do chorume é bom que se espere 15 anos para poder fazer construções. 
Lixão:O lixão é um tipo de aterro mal elaborado, de qulaquer jeito, ao ar livre e que pode conter inumeros animais pessonhentos e pode trazer muitas doenças.Muito difernte do aterro eleborado.

Matheus Amaral


















Nenhum comentário:

Postar um comentário