segunda-feira, 11 de abril de 2011

 A melhor forma de resolver um problema constante, como é o caso dos resíduos, é a de evitar o seu aparecimento. Se cada vez que um problema surgir nos limitarmos a procurar medidas para resolvê-lo, então estaremos contribuindo para a perpetuação da situação. Isto por que se há como resolver o problema, inconscientemente as pessoas não irão reunir esforços suficientes para evitá-lo.
Uma das atitudes para reduzir a quantidade de lixo gerado é utilizando produtos fabricados de forma diferente, ou prolongando o tempo de vida útil do produto. Costuma-se, por exemplo, utilizar copos descartáveis em festas, escritórios ou mesmo em casa. É muito difícil o mesmo copo ser reutilizado, por ser justamente descartável. Deve-se preferir o uso de materiais mais duráveis, como o vidro ou a porcelana.
Algumas atitudes de redução de lixo na fonte:
·          Utilizar recursos não descartáveis para anotações de recados. Por exemplo, substituir papéis por lousa ou quadro negro;
·          Levar embalagens e recipientes de casa para fazer compras, evitando inúmeras sacolas plásticas no lixo(Por que?). Procure levar carrinho, daqueles utilizados para ir à feira;
·          Optar por produtos a granel e alimentos frescos, evitando embalagens desnecessárias;
·          Verificar o uso excessivo de papel higiênico ou guardanapos (por falar nisso...);
·          Substituir os guardanapos de papel pelos de pano;
·          Utilizar acendedor de fogão ao invés de fósforos; 
·         Preferência a certos produtos em relação a outros como
·          lâmpadas de baixo consumo (fluorescentes) que são oito vezes mais duráveis que as incandescentes;
·          cartuchos de impressora recarregáveis;
·          produtos de embalagens recicláveis
·          produtos de embalagens retornáveis;
·           
·          Planejar bem suas compras para não haver desperdício;
·          Evitar desperdícios também na hora de preparar as refeições (existem receitas, como tortas e sopas, que são feitas com “sobras” de alimentos antes do consumo. Por exemplo, talos e ramos de verduras);


Além de reduzir a quantidade de lixo gerado, deve-se buscar a redução da qualidade do lixo a ser descartado, pois muitas substâncias utilizadas na fabricação de alguns produtos podem causar impactos ambientais graves, tendo conseqüência também para a saúde humana.
A embalagem e a composição de certos produtos devem conter o mínimo de toxicidade. Cabe ao cliente saber escolher o produto menos poluente. Mas como distinguir estes produtos?
É difícil saber a composição de todos os produtos e qual a sua toxicidade, mas eis aqui uma breve lista de produtos que devem ser escolhidos de preferência em relação a outros:
* Cremes dentais em gel em substituição aos de pasta, pois não contêm dióxido de titânio (prejudicial para o ambiente);
* Produtos biológicos, uma vez que a agricultura biológica não utiliza químicos nos solos nem nas culturas;
* Papéis reciclados, protegendo assim, os recursos naturais;
* Preferir o papel não branqueado com cloro, uma vez que este é um dos responsáveis pela formação de dioxinas;
* Preferir papel higiênico não colorido, pois não são utilizados corantes (cujos resíduos são despejados geralmente nos rios) e são feitos com papel reciclável;
* Quanto às pilhas, podem-se utilizar pilhas recarregáveis, pois são menos poluentes e duram mais tempo. Entretanto, o ideal é evitar usá-las e optar por aparelhos que se liguem à corrente elétrica.
(Vale lembrar que também é necessário REDUZIR quanto a outros recursos naturais como a água, principalmente!).

Por quê?
As sacolas plásticas trazem dificuldades em instalações de tratamento, tais como aterros sanitários e compostagem, pois impedem o livre trânsito de líquidos e gases.
E por falar nisso ...
 V
ocê já deve ter reparado que nos banheiros há um lembrete no dispositivo do papel toalha: “Acione apenas três vezes a alavanca”. Isto por que três vezes é suficiente para enxugar as mãos. Se você acha que não, já tentou? Experimente ao invés de acionar 10 vezes a alavanca chacoalhar 10 vezes as mãos antes de secar! Se você lavou o rosto ou escovou os dentes talvez precise de mais toalha, mas não precisa pegar um metro!!
O principal para a diminuição de lixo no planeta Terra é:
Se lembrar dos três "Rs" no seu dia-a-dia:
Reciclar
Reduzir 
Reutilizar
E utilizar a lixeiras para a coleta seletiva(papel,metal,plástico,vidro e orgânico)!!!!!

Espero que gostem!!!!!!!!!!!!
Laila Cristina Sabino Alves  

Nenhum comentário:

Postar um comentário